Câncer Anal quem deve fazer exame preventivo?
- Dr. Eduardo Fonseca
- 23 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de nov. de 2024
Pessoas com Infecções persistentes por subtipos de alto risco do HPV.
Pessoas com histórico de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): Infecções como HIV, herpes, clamídia e gonorreia aumentam a vulnerabilidade ao câncer anal, especialmente em indivíduos com sistema imunológico comprometido.
Pessoas imunossuprimidas: Aqueles com sistema imunológico enfraquecido, como pacientes em tratamento para HIV/AIDS ou que utilizam medicamentos imunossupressores (ex.: pós-transplante).
Fumantes: O tabagismo é um fator de risco significativo para o câncer anal, uma vez que substâncias presentes no cigarro comprometem o sistema imunológico e a capacidade do corpo de combater infecções como o HPV.
Quem prática de sexo anal receptivo: Pessoas que praticam sexo anal receptivo apresentam maior risco, especialmente se não usam preservativos.
Quem teve câncer cervical, vulvar ou vaginal pode apresentar maior risco de desenvolver câncer anal devido à possível presença de HPV.
Esses fatores de risco não causam diretamente o câncer anal, mas aumentam a probabilidade de desenvolvimento da doença, destacando a importância da prevenção, como vacinação contra o HPV e exames regulares.
Oferecemos um atendimento especializado e com cuidado integral, voltado a uma saúde física e mental completa e sem julgamentos. Nosso objetivo é criar um espaço seguro e acolhedor onde você possa tirar dúvidas, receber orientações e realizar exames essenciais para uma vida saudável.

コメント